ELABORAÇÃO DE PROJETO EXECUTIVO DE ESTABILIZAÇÃO DE TALUDES E CONTENÇÃO DE ENCOSTA EM SOLO GRAMPEADO VERDE E CORTINA ATIRANTADA JUNTO ESTRADA DO GUARAÚ EM PERUÍBE /SP
A Estrada Engenheiro Paulo Eugênio Broio, conhecida como Estrada do Guaraú, em Peruíbe, é caracterizada por encostas de grande desnível e densamente coberta por vegetação nativa, que envolvem uma região que foi palco de obras viárias. Esta estrada é de extrema importância para a Cidade de Peruíbe, cuja principal atividade econômica é o Turismo. A referida estrada é o único acesso a vários pontos turísticos da cidade como o Bairro do Guaraú, o Bairro do Perequê, Barra do Una, à Cachoeira do Paraíso, entre outros.
Por se tratar de uma região ambientalmente preservada e de essencial uso logístico na região, as soluções de contenção e estabilização de taludes não podem afetar o meio ambiente ao redor de maneira negativa. Isso impõe um desafio às soluções estruturais e geotécnicas usuais, como grandes retaludamentos, que descartariam grande volume de terra a bota-foras e desmatariam a vegetação do local da obra, além de não resolverem os problemas de acúmulo de água e drenagem da encosta.
Em face a todas essas problemáticas, a parceria entre DG Recon Engenharia e a Prefeitura de Peruíbe, propôs um projeto de solo grampeado verde em conjuntos com cortinas atirantadas. O sistema consiste na estabilização global das encostas com grampos protegidos superficialmente por geomantas compostas por malhas hexagonais de dupla torção, protegidas contra a corrosão e ambientalmente inertes. Posteriormente, é realizada a hidrossemeadura, técnica que consiste na aplicação hidromecânica de uma massa pastosa composta por fertilizantes, sementes e matéria orgânica, cujo traço característico é determinado pelas necessidades de nutrição da vegetação a ser introduzida. Essa proteção superficial, substitui as técnicas convencionais de proteção dos grampos com concreto projetado, com o benefício de preservar a vegetação local, tornando uma solução ecologicamente correta ao intervir com obras de segurança ao deslizamento de terra.
A cortina atirantada, por sua vez, é uma estrutura de contenção vertical, composta por um muro de concreto armado e tirantes de aço tensionados, utilizada para estabilizar taludes, encostas e paredes de escavação. Essa técnica é amplamente empregada na engenharia civil, especialmente em obras de grande porte, devido à sua versatilidade e eficiência.
“Os trabalhos realizados pela empresa DG Recon, no desenvolvimento dos projetos de contenção em áreas de risco em Peruíbe, atenderam muito satisfatoriamente as necessidades do município, com apresentação de propostas viáveis e econômicas, além de grande ganho nos aspectos de sustentabilidade ambiental, que estão impactando positivamente o resultado das obras, com ganhos para todos os contribuintes e significativos resultados na qualidade final das obras. A DG Recon demonstrou capacidade técnica e comercial em todo processo de desenvolvimento do projeto, desde sua contratação até o suporte durante a execução das obras.” Elias Abdalla – Secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Peruíbe