Um projeto de pavimentação é um documento técnico que detalha todas as etapas e especificações necessárias para a construção ou recuperação de uma via urbana ou de uma rodovia. Ele abrange desde a preparação do terreno até a finalização do pavimento, passando por diversas etapas de projeto e execução.
Objetivo:
Elementos de um Projeto de Pavimentação:
O pavimento é por definição uma estrutura construída sobre uma terraplenagem destinada, técnica e economicamente, a resistir e distribuir ao subleito os esforços oriundos das cargas de tráfego, bem como a melhora nas condições de rolamento, tanto nas condições de conforto, quanto de segurança.
Tipos de pavimentos:
Pavimento Rígido
A espessura desse tipo de pavimento é fixada em função da Resistência a Flexão das Placas de Concreto de Cimento Portland e da resistência das camadas subjacentes. A camada de revestimento absorve boa parte dos esforços decorrente do tráfego, aliviando as pressões para as camadas subjacentes, podendo ser armada ou não. Possui custo inicial maior que os outros tipos pavimentos, porém sua manutenção quando distribuída no decorrer do tempo, possui custo menor.
Pavimento semi-rígido
Os Pavimentos semi-rígidos caracterizam-se por possuir uma base cimentada quimicamente. Compõem-se basicamente de Camada de Revestimento Asfáltico, Base Cimentada, Sub-Base Granular, Reforço do Subleito e Subleito. Este tipo de pavimento possui uma deformabilidade maior que o rígido e menor que o flexível, portanto é utilizado, normalmente, em vias de Tráfego Meio Pesado, Pesado ou Muito Pesado.
Pavimento semi-rígido invertido
Os Pavimentos semi-rígidos invertidos caracterizam-se por possuir uma sub-base cimentada quimicamente. Compõem-se, portanto, basicamente de Camada de Revestimento Asfáltico, Base Granular, Sub-Base Cimentada, Reforço do Subleito e Subleito. Este tipo de pavimento possui características de deformabilidade igual ao do Pavimento Semi-rígido, porém tem como objetivo minimizar a reflexão de trincas a flexão da Camada Cimentícea, aumentando dessa maneira a vida útil do pavimento.
Pavimento Flexível
Os Pavimentos Flexíveis são formados por quatro camadas principais: Camada de Revestimento Asfáltico, Base, Sub-base, Reforço do Subleito e Subleito. O Revestimento Asfáltico pode ser composto por uma Camada de Rolamento e por uma Camada Intermediária ou de Ligação denominada Binder. O Pavimento Flexível possui um conforto ao rolamento superior ao Pavimento Rígido e possui custo inicial de execução menor que os demais Tipos de Pavimentos.
Pavimento Rígido
A espessura desse tipo de pavimento é fixada em função da Resistência a Flexão das Placas de Concreto de Cimento Portland e da resistência das camadas subjacentes. A camada de revestimento absorve boa parte dos esforços decorrente do tráfego, aliviando as pressões para as camadas subjacentes, podendo ser armada ou não. Possui custo inicial maior que os outros tipos pavimentos, porém sua manutenção quando distribuída no decorrer do tempo, possui custo menor.
A estrutura do pavimento é constituída por camadas finitas que interagem mutuamente, denominadas como revestimento, base, sub-base e subleito. Essas camadas são submetidas a fatores externos, como tráfego, meio ambiente e procedimentos de manutenção, restauração e/ou reconstrução, que afetam diretamente suas respectivas capacidades de desempenho.
Camada de revestimento
A Camada de Revestimento é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuadas às camadas inferiores. Tem por finalidade, também, “impermeabilizar” o pavimento, aumentar a resistência à derrapagem, melhorar o conforto ao rolamento e resistir às intempéries. A Camada de Revestimento pode ser asfáltica no caso dos Pavimentos Flexíveis, Semi-rigídos e invertidos ou de Concreto de Cimento Portland no caso de Pavimentos Rígidos.
Camada de base
A Camada de Base tem por função aliviar a tensão nas camadas inferiores, permitir a drenagem das águas, por meio de drenos, que infiltram no pavimento e resistir às tensões e deformações atuantes. Os Materiais que podem ser empregados como Base são: BGS (Brita Graduada Simples); BGTC (Brita Graduada Tratada com Cimento); CCR (Concreto Compactado a Rolo); Macadame Hidráulico e Macadame Seco.
Camada de Sub-base
A Camada de Base tem por função reduzir a espessura da Base, uma vez que a Base é composta de material mais nobre, e proteger o sub-leito. Os Materiais que podem ser empregados como Sub-Base são: Cascalho; Solo-Cal; Solo-Cimento, Solo-brita, Macadame Seco e BGTC (no caso de Pavimento Semi-Rígido Invertido);
Subleito
A capacidade de suporte do subleito é determinada por meio do Índice de Suporte Califórnia (ISC), mais conhecido como CBR (Califórnia Baering Ratio). Que é a relação entre a pressão necessária para produzir uma penetração de um pistão num corpo-de-prova de solo e a pressão necessária para produzir a mesma penetração numa brita padronizada. O valor desta relação é dado em porcentagem.
Um projeto de pavimentação é um documento técnico que detalha todas as etapas e especificações necessárias para a construção ou recuperação de uma via urbana ou de uma rodovia. Ele abrange desde a preparação do terreno até a finalização do pavimento, passando por diversas etapas de projeto e execução.
Objetivo:
Elementos de um Projeto de Pavimentação:
O pavimento é por definição uma estrutura construída sobre uma terraplenagem destinada, técnica e economicamente, a resistir e distribuir ao subleito os esforços oriundos das cargas de tráfego, bem como a melhora nas condições de rolamento, tanto nas condições de conforto, quanto de segurança.
Tipos de pavimentos:
Pavimento Rígido
A espessura desse tipo de pavimento é fixada em função da Resistência a Flexão das Placas de Concreto de Cimento Portland e da resistência das camadas subjacentes. A camada de revestimento absorve boa parte dos esforços decorrente do tráfego, aliviando as pressões para as camadas subjacentes, podendo ser armada ou não. Possui custo inicial maior que os outros tipos pavimentos, porém sua manutenção quando distribuída no decorrer do tempo, possui custo menor.
Pavimento semi-rígido
Os Pavimentos semi-rígidos caracterizam-se por possuir uma base cimentada quimicamente. Compõem-se basicamente de Camada de Revestimento Asfáltico, Base Cimentada, Sub-Base Granular, Reforço do Leito e Subleito. Este tipo de pavimento possui uma deformabilidade maior que o rígido e menor que o flexível, portanto é utilizado, normalmente, em vias de Tráfego Meio Pesado, Pesado ou Muito Pesado.
Pavimento semi-rígido invertido
Os Pavimentos semi-rígidos invertidos caracterizam-se por possuir uma sub-base cimentada quimicamente. Compõem-se, portanto, basicamente de Camada de Revestimento Asfáltico, Base Granular, Sub-Base Cimentada, Reforço do Leito e Subleito. Este tipo de pavimento possui características de deformabilidade igual ao do Pavimento Semi-rígido, porém tem como objetivo minimizar a reflexão de trincas a flexão da Camada Cimentícea, aumentando dessa maneira a vida útil do pavimento.
Pavimento Flexível
Os Pavimentos Flexíveis são formados por quatro camadas principais: Camada de Revestimento Asfáltico, Base, Sub-base, Reforço do Leito e Subleito. O Revestimento Asfáltico pode ser composto por uma Camada de Rolamento e por uma Camada Intermediária ou de Ligação denominada Binder. O Pavimento Flexível possui um conforto ao rolamento superior ao Pavimento Rígido e possui custo inicial de execução menor que os demais Tipos de Pavimentos.
Pavimento Rígido
A espessura desse tipo de pavimento é fixada em função da Resistência a Flexão das Placas de Concreto de Cimento Portland e da resistência das camadas subjacentes. A camada de revestimento absorve boa parte dos esforços decorrente do tráfego, aliviando as pressões para as camadas subjacentes, podendo ser armada ou não. Possui custo inicial maior que os outros tipos pavimentos, porém sua manutenção quando distribuída no decorrer do tempo, possui custo menor.
A estrutura do pavimento é constituída por camadas finitas que interagem mutuamente, denominadas como revestimento, base, sub-base e subleito. Essas camadas são submetidas a fatores externos, como tráfego, meio ambiente e procedimentos de manutenção, restauração e/ou reconstrução, que afetam diretamente suas respectivas capacidades de desempenho.
Camada de revestimento
A Camada de Revestimento é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuadas às camadas inferiores. Tem por finalidade, também, “impermeabilizar” o pavimento, aumentar a resistência à derrapagem, melhorar o conforto ao rolamento e resistir às intempéries. A Camada de Revestimento pode ser asfáltica no caso dos Pavimentos Flexíveis, Semi-rigídos e invertidos ou de Concreto de Cimento Portland no caso de Pavimentos Rígidos.
Camada de base
A Camada de Base tem por função aliviar a tensão nas camadas inferiores, permitir a drenagem das águas, por meio de drenos, que infiltram no pavimento e resistir às tensões e deformações atuantes. Os Materiais que podem ser empregados como Base são: BGS (Brita Graduada Simples); BGTC (Brita Graduada Tratada com Cimento); CCR (Concreto Compactado a Rolo); Macadame Hidráulico e Macadame Seco.
Camada de Sub-base
A Camada de Base tem por função reduzir a espessura da Base, uma vez que a Base é composta de material mais nobre, e proteger o sub-leito. Os Materiais que podem ser empregados como Sub-Base são: Cascalho; Solo-Cal; Solo-Cimento, Solo-brita, Macadame Seco e BGTC (no caso de Pavimento Semi-Rígido Invertido);
Subleito
A capacidade de suporte do subleito é determinada por meio do Índice de Suporte Califórnia (ISC), mais conhecido como CBR (Califórnia Baering Ratio). Que é a relação entre a pressão necessária para produzir uma penetração de um pistão num corpo-de-prova de solo e a pressão necessária para produzir a mesma penetração numa brita padronizada. O valor desta relação é dado em porcentagem.